Nos últimos tempos temos assistido a uma guerra de poderes
entre a União Europeia (com o apoio dos E.U.A.) e a Rússia por um estado do
este europeu, a Ucrânia. Sendo um território que outrora pertenceu ao império
Russo, e mais tarde uma das repúblicas constituintes da URSS, não é de espantar
o interesse do país por este estado.
A Ucrânia, actualmente mergulhada numa crise económica, cujo
PIB deverá diminuir cerca de 0,5%, é um país com uma população de 45 milhões de
habitantes. A sua população faz do país um mercado muito atraente para os
produtos europeus, e a oferta interna seria reduzida, já que segundo alguns
especialistas, seja qual for o bloco que consiga tornar a Ucrânia um dos seus
membros, a economia ucraniana deverá sofrer um forte abalo, devido á
concorrência de produtos mais baratos do que os fabricados no país. Não é à toa
que a Senhora Merkel teve encontros com o presidente ucraniano, ela sabe melhor
que ninguém o que o país representa para o crescimento da economia alemã. A
expansão do mercado único não é, no entanto, a única razão para o interesse
Europeu. A Ucrânia tem uma posição privilegiada na europa de leste, e com
acesso e controlo de uma parte significativa do mar Negro, não esquecendo os
recursos naturais existentes no extenso território Ucraniano…
Para a Ucrânia a decisão não será fácil, pois aceitar
acordos com a União Europeia significa perder o mais importante parceiro
comercial do país, o principal exportador dos seus produtos e perder o gás a
preços muito reduzidos, que é vital para a população e para a economia. Entrar
num acordo aduaneiro com a Rússia significa perder a hipótese de entrar na
União Europeia e assegurar todos os benefícios (e também malefícios) que daí
advém. Recentemente a Rússia ofereceu um empréstimo a juros muito baixos de
cerca de 15 mil milhões de dólares, e um novo desconto no preço do gás natural.
O povo ucraniano
aparenta estar do lado da União Europeia. Será a ideia de que na União Europeia
a vida fácil que os atrai? A nós, europeus de primeira, não nos parece que seja
uma vida tão fácil assim…
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.